Material didático ABC em Libras


ABC em Libras apresenta uma proposta inédita para promover a inclusão na sala de aula: alfabetizar, ao mesmo tempo, surdos e ouvintes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na Língua Portuguesa. Em cada página, um objeto é apresentado no alfabeto romano e no dactilológico, e também no sinal em Libras, com a devida explicação dos movimentos gestuais e faciais. Da experiência do trabalho com alunos surdos e da capacitação de professores bilíngues (Libras-Português), as autoras mostram um caminho para a acessibilidade à educação. 

SUGESTÕES DIDÁTICAS (A PARTIR DO 2º ANO): Na parte final do livro há uma seção direcionada ao professor com informações sobre a inclusão (o que é, por que incluir, quem incluir); o método para concepção do livro; a relação entre os substantivos concretos e abstratos para o aluno surdo; legislação das Libras no Brasil.

Por se tratar de uma obra de iniciação, o livro traz apenas uma palavra por letra do alfabeto. Seguindo a mesma estrutura, o professor pode apresentar novos objetos ao aluno e, assim, ampliar seu conhecimento vocabular e de escrita. 
Importante ressaltar que o processo de aprendizagem do surdo é essencialmente visual, ou seja, é preciso concretizar a palavra a partir da visualização do objeto por meio de desenhos ou fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita...
Volte sempre.
Digite seu comentário na caixa de texto abaixo.