01/09/2008
Aos 22 anos de idade tive o meu primeiro contato com o computador, já faz alguns anos, nem se falava muito em Internet.
De cara me apaixonei com tantas possibilidades, e fiz dessa ferramenta uma grande aliada na minha vida pessoal e profissional.
Hoje não consigo sequer imaginar a minha vida sem a Internet.
A Internet facilita em muito a pesquisa tanto individual como em grupo, o intercâmbio entre os professores, entre os alunos e entre professores e alunos. Ela propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais entre pessoas de diversas partes do planeta. Tem me auxiliado nas minhas pesquisas e preparo de minhas aulas. Tenho acesso a artigos atualizados, livros, notícias mais recentes, participações em EACs ”Experiência de aprendizagem colaborativa”, fóruns e listas de discussões.
A Internet propicia um ensino e uma aprendizagem dentro de processos mais abertos, flexíveis, inovadores e contínuos, possibilitando a publicação do que a escola produz, mostrando os projetos dos professores e alunos.
Segundo Moran, o papel do professor não é o de somente coletar a informação, mas de trabalhá-la, de escolhê-la, confrontando visões, metodologias e resultados.
Ensinar é orientar, estimular, relacionar, mais que informar. Mas só orienta aquele que conhece que tem uma boa base teórica e que sabe comunicar-se.
É muito importante a atualização constante para navegar entre tantas visões teorias e caminhos.
Pontos positivos:
Acesso a vários materiais de estudo
Interação das pessoas
Troca colaborativa de experiências
Uso de correio eletrônico - Email
Pontos Negativos:
Pessoas desconhecidas que podem se tornar perigosas na sua vida.
Muitos vírus
Prática do cyberbulling
Impunidade e anonimato
Muita informação falsa
Oi!
ResponderExcluirvoltei aqui para acompanhar tuas produções.
bjus
Fernanda Camargo
Obrigada Fernanda...
ResponderExcluirVolte sempre.
Beijos.
Oi Bete, que blog rico de conteúdo, parabéns! Estive com vocês em Lavras no 1ºencontro da pós mas não fui para o 2º.Descobri este espaço em nossas correspondências e o visitarei sempre; também o indicarei para as professoras em minha cidade que trabalham com educação especial.
ResponderExcluirBom trabalho sempre.
Maisa querida, muito obrigada pela visita.
ResponderExcluirParabéns pelo belo trabalho.
Volte sempre...