10/08/2009
Estive no interior de Minas Gerais, descansando e recarregando as baterias para o segundo semestre, onde tive a oportunidade de conversar com alguns professores sobre vários assuntos, inclusive as TIC e o uso do laboratório de informática. Pude observar professores envolvidos realmente com a educação, mas sem a orientação necessária para fazer um bom uso das TIC. Professores esforçados em busca de informação para agregar conhecimentos, e decepcionados com a falta de orientação, formação e principalmente o apoio dos diretores. Um deles me informou que o laboratório de informática fica trancado, “Cuidado os computadores podem quebrar”.
Eu perguntei quando isso acontece, quanto tempo levaria para consertar a máquina, mais ou menos 5 a 6 meses.
Eu perguntei quando isso acontece, quanto tempo levaria para consertar a máquina, mais ou menos 5 a 6 meses.
Tanto descaso...
Laboratórios trancados, computadores obsoletos, internet lenta e sem apoio.
Só isso não basta. Se o professor decidir com a turma desenvolver algum projeto, corre sério risco de perder o cargo. O diretor já olha com cara feia e despeito.
Será que ele não compreende "que o propósito de se trabalhar com projetos é romper com as limitações, muito delas auto-impostas, do cotidiano, convidando os alunos à reflexão sobre questões importantes da vida real, da sociedade em que vivem, propiciando a solidariedade, criação e cooperação".(VEIGA, Marise Schmidt.2001)
Acredito que a direção/escola tem um papel fundamental, de apoiar, incentivar e preparar os educadores frente às novas tecnologias, para repensar e melhorar o ensino e aprendizagem, propiciando aos alunos um ambiente motivador, onde o professor é colaborador no sentido de ajudar o aluno a adquirir conhecimento por si mesmo.
Será que ele não compreende "que o propósito de se trabalhar com projetos é romper com as limitações, muito delas auto-impostas, do cotidiano, convidando os alunos à reflexão sobre questões importantes da vida real, da sociedade em que vivem, propiciando a solidariedade, criação e cooperação".(VEIGA, Marise Schmidt.2001)
Acredito que a direção/escola tem um papel fundamental, de apoiar, incentivar e preparar os educadores frente às novas tecnologias, para repensar e melhorar o ensino e aprendizagem, propiciando aos alunos um ambiente motivador, onde o professor é colaborador no sentido de ajudar o aluno a adquirir conhecimento por si mesmo.
Adorei o seu blog.
ResponderExcluirFica muito difícil desenvolver os projetos, se a escola não apóia.
Os computadores da minha escola demoram muito para iniciar e quando inicia.
Assim fica muito difícil.
Abraços.
Carol-BH
Oi Carol obrigada pela visita.
ResponderExcluirRealmente o apoio e incentivo faz toda diferença.
Sobre os computadores, uma pena os governantes desprezar os laboratórios de informática deixando-os como verdadeiros museus.
Não desista...
Abraços.
Adorei seu blog!!!
ResponderExcluirSeu texto é bem pertinente, visto que para uma escola se tornar verdadeira, em seu propósito, o coletivo deve trabalhar em conjunto. É verdade que a gestão tem papel fundamental nesse processo de inclusão digital, é ela que vai estimular e fornecer meios para uma utilização consciente das TIC.Sem um líder que estimule o LIE, acaba perdendo o eixo e se tornando mais uma Lan house, sem finalidade pedagógica.
Abços, Lívia - GO